Certificado de garantia

CERTIFICADO DE GARANTIA
INTRODUÇÃO

Nós garantimos que nossos móveis são produzidos artesanalmente por pessoas que gostam do que fazem. Carpinteiros, marceneiros, costureiras, tapeceiros, homens e mulheres, profissionais anônimos que tem um único objetivo…AGRADAR VOCÊ.

Nosso produto é construído a partir de um projeto que contempla forma e função, pensado para o uso e decoração do ambiente. Para informá-lo sobre suas reais garantias é que elaboramos este certificado.

A garantia legal, prevista pelo Código de Defesa do Consumidor é de três meses.
A MO Design, por selecionar os mais conceituados fornecedores de matérias primas, por sua organização fabril e principalmente por sua qualificação técnica e de controles de qualidade, lhe oferece garantias adicionais, dispostas nas categorias, GOLD (Cadeiras e Poltronas – Sofás) e PLATINUM (Cadeiras e Poltronas – Sofás), respectivamente:

GOLD para Cadeiras e Poltronas:

Composição / Garantia em meses Legal Adicional Garantia Total
Esqueleto estrutural (madeira, painéis e dispositivos de montagem). 3 3 6
Acolchoamento (espumas de poliuretano, percintas e molas). 3 3 6
Revestimentos (tecidos, costuras, fechos e botões). 3 3 6

*Os prazos para produtos mostruários iniciam a partir de seu recebimento na loja.

PLATINUM para Cadeiras e Poltronas:

Composição / Garantia em meses Legal Adicional Garantia Total
Esqueleto estrutural (madeira, painéis e dispositivos de montagem). 3 9 12
Acolchoamento (espumas de poliuretano, percintas e molas). 3 9 12
Revestimentos (tecidos, costuras, fechos e botões). 3 3 6

*Os prazos para produtos mostruários iniciam a partir de seu recebimento na loja.

GOLD para sofás:

Composição / Garantia em meses Legal Adicional Garantia Total
Esqueleto estrutural (madeira, painéis e dispositivos de montagem). 3 6 9
Articulações metálicas, rodízios e corrediças. 3 6 9
Acolchoamento (espumas de poliuretano, percintas e molas). 3 6 9
Revestimentos (tecidos, costuras, fechos e botões). 3 3 6

*Os prazos para produtos mostruários iniciam a partir de seu recebimento na loja.

 

PLATINUM para sofás:

Composição / Garantia em meses Legal Adicional Garantia Total
Esqueleto estrutural (madeira, painéis e dispositivos de montagem). 3 9 12
Articulações metálicas, rodízios e corrediças. 3 9 12
Acolchoamento (espumas de poliuretano, percintas e molas). 3 9 12
Revestimentos (tecidos, costuras, fechos e botões). 3 3 6

*Os prazos para produtos mostruários iniciam a partir de seu recebimento na loja.

Condições de extinção da Garantia:
– Qualquer solicitação realizada fora dos prazos da GARANTIA TOTAL;
– Qualquer defeito por uso inadequado ou abusivo;
– Solicitações sem informações que possibilitem identificar o problema;
– Não existência da comprovação de compra;
– Produtos com alterações em suas características originais;
– Produtos utilizados para fins corporativos ou locações.

Não há garantia para:
– Alterações por exposição direta a luz solar, artificial excessiva ou calor (desbotamento do acabamento ou revestimento, rachaduras, empenamentos, descolamento);
– Escolha equivocada de revestimentos e cores;
– Derivação de tonalidades no revestimento de peças compradas separadamente;
– Avarias ocasionadas por serviços realizados por terceiros: transporte, armazenagem, entrega, desmontagem e montagem, impermeabilizações (produtos batidos, amassados, rasgados, marcados, amarrotados, manchados…);

– Manchas oriundas de aplicação de produtos químicos como lustra móveis ou impermeabilizantes;
– Afrouxamento de tecido;
– Deformação de enchimento e desalinhamento de costuras em almofadas soltas.

Caso ache necessário a Assistência Técnica:
1) Verifique se o caso se enquadra nas regras de garantia;
2) Solicite a assistência junto a loja onde seu produto foi adquirido;
3) A loja é responsável pela embalagem, coleta e emissão da nota fiscal para o transporte;
4) Após o conserto do produto será adotado o mesmo procedimento para seu retorno;
5) O prazo para atendimento da assistência é de até 30 dias, conforme previsto em lei.

A MO Design não oferece o envio antecipado de produtos para substituição.

Amigo cliente,
Temos certeza que com a qualidade e carinho com que os móveis são produzidos, com o seu uso e cuidado adequados, teremos um produto com sua vida útil prolongada e muito superior a sua garantia. Agradecemos sua confiança e preferência.
Atenciosamente,

MO Design.

 

DICAS DE USO, MANUTENÇÃO E SEGURANÇA

 

Elaboramos a seguir um conjunto de informações que vão ajudá-lo a tornar o seu móvel ainda mais durável:

* Utilize o porta chaves. Preserve a superfície do seu móvel evitando utilizar materiais abrasivos ou pontiagudos.

 

* Naturalmente belo. Lustra-móveis e similares, além de impedir futuras repinturas e restaurações implicam também na perda de garantia.
* Cuidado com o aspirador de pó. A sua utilização pode causar a sucção de partículas de fibra siliconada que estão sob o revestimento. A limpeza ideal é aquela feita com espanador ou uma escova de cerdas bem macias.

* Sofá claro e roupa colorida não combina! O atrito de roupas coloridas podem manchar produtos estofados com revestimentos claros.

* Um pano ou papel absorvente é tudo que você precisa: Para secar líquidos que venham a cair sobre seu estofado. Caso haja necessidade de remover alguma mancha utilize apenas água e deixe secar naturalmente. Não esfregue (pode formar peeling – bolinhas no revestimento). Não utilize secador. Não exponha a luz solar ou artificial.

 

* Utilize seu sofá da melhor maneira. Não suba com os pés ou joelhos sobre assentos, encostos ou braços, sob risco de acidentes e danos ao produto.

* Aproveite cada espaço do seu estofado. Procure manter um uso equilibrado entre as partes, o uso frequente de um mesmo lugar fará com que o produto apresente deformação não uniforme.

* Sofá com almofada solta. Sempre promova um rodízio entre as mesmas.
* Aproveite todo conforto do assento de seu sofá. Evite sentar, apoiar os joelhos ou mesmo ficar em pé próximo as extremidades de assentos e braços, isso fará com que todo o conjunto de sustentação e acolchoamento se deforme permanentemente ou ainda esgarce as costuras do revestimento.

* Equilíbrio só na corda bamba. Não se equilibre nos pés traseiros de poltronas e cadeiras. Além de danificar o produto, pode causar acidentes. Arrastar as cadeiras ou poltronas para frente ou para trás, estando ainda sentado, provoca o afrouxamento dos pés. Pisos desnivelados ou com pequenos degraus podem acelerar o processo de desgaste de pés e rodízios, bem como, provocar o efeito conhecido como “pernas bambas”.

* Sem pegar sol. Evite a exposição direta a luz solar ou artificial intensa, isso fará com que o produto se desbote.

* Criança pulando, só na cama elástica. Não permita em hipótese alguma que crianças brinquem com o móvel, seja pulando nos assentos e braços ou acionando as partes articuladas e móveis do produto, este ato inseguro pode causar acidentes.

* Cuidado na impermeabilização! Caso queira contratar esse serviço para o seu estofado ou cadeira certifique-se de que esta empresa ou profissional seja qualificado para este fim, pois caso haja qualquer problema com o revestimento em decorrência da aplicação, este será o responsável, uma vez que o procedimento altera as características originais do produto.

* Manutenção que prolonga a vida útil do produto. Faça manutenção do seu estofado semanalmente. Faça um apalpamento nas almofadas a fim de redistribuir as fibras amontoadas bem como um alisamento com as mãos nos assentos e ou partes que encontram-se amarrotadas no revestimento. Estes procedimentos farão com que seu estofado ou cadeira fique sempre bem alinhado.

 

INFORMAÇÕES E DUVIDAS FREQUENTE


Para orientá-lo melhor sobre nossa linha de produtos e esclarecer possíveis dúvidas é que preparamos um conjunto de tópicos com esclarecimentos e dicas.

1. Acabamento
Moveis como: estofados cadeiras revestidas, mesas de jantar em madeira e complementos são produzidos em quase 100% de seu processo fabril por pessoas e de forma artesanal, pequenas variações de acabamento são oriundas da origem natural das matérias primas e do processo de construção do produto.

 

  1. Diferenças de tonalidade no tecido
    Nossos tecidos são adquiridos junto a grandes fornecedores do segmento e fabricados de maneira sustentável.
    Apesar de haver um grande controle de qualidade no tingimento, tecidos de lotes ou rolos diferentes estão sujeitos a pequenas alterações de tonalidade.

Viscose, poliéster, acrílico, raiom entre outros fios com brilho ou acetinados tem uma característica conhecida como furta-cor, que é o efeito da difração da luz branca promovendo uma variação nos tons percebidos, variando de escuro para claro, percebemos este efeito no revestimento onde as peças que estiverem na vertical vão ter uma tonalidade diferente das que estiverem na horizontal, bem como, quando o conjunto estofado for uma modulação em forma de “L” ou seja, dois módulos formando um ângulo de 90°, os módulos poderão ter tons diferentes, não podendo ser considerado um defeito.

 

  1. Avarias
    Cantos amassados, marcas provenientes de cordas, batidas, amassados, quebrados e rasgados, são as avarias mais frequentes em móveis. Por serem originadas no transporte e não se tratar de defeitos de fabricação, não estão cobertas pela garantia.

 

  1. Diferenças de tonalidade na Madeira
    As diferenças de tonalidade nas madeiras reforçam sua característica natural, e como tal jamais existirá uma parte igual à outra, assim como nos revestimentos de tecido, quando mudam de direção também mudam de tonalidade. Quando o móvel tiver áreas muito grandes é comum perceber emendas de lâminas ou de peças de madeira, estas características não podem ser consideradas defeito.

    5. Afrouxamento do tecido
    Cada parte do estofado possui uma densidade de espumas diferente, isso é que forma o conjunto ergonômico do produto. Sempre que uma parte for mais macia que a outra sofrerá deformações diferentes. A compactação das células estruturais da espuma (que após um ano de uso pode perder até 10% de seu volume) é normal. Em ambos os casos estas características causarão ou resultarão no afrouxamento do tecido, peculiar ao produto.

 

 

  1. Amaciamento das espumas
    Existem vários tipos de espumas de poliuretano que podem ser aplicadas ao acolchoamento de um estofado:
    – Espumas COMUNS obtidas partir de polióis;
    – Espumas SOFT obtidas através de aditivos na formulação das espumas comuns;
    – Espumas HR (high resilience) espumas que tem uma alta capacidade de retorno ao seu estado original. (consulte Características do Produto);
    A estrutura da espuma de poliuretano forma células compostas de arestas poligonais em forma de favo. Estas arestas com o uso vão perdendo a resiliência (capacidade de retorno ao seu estado original após a compressão). Esta perda de volume pode ser percebida no primeiro ano de uso chegando até 10% do volume total o que é normal.

    7. Deformação de enchimentos
    Os enchimentos dos quais nos referimos neste item são das almofadas lombares e encosto. (consulte Características do Produto).
    Todos os enchimentos tem tendência a se deformar quando usados continuamente, esta deformação pode ser reduzida com a manutenção frequente das almofadas, que pode ser feita manualmente distribuindo as fibras, pressionando as almofadas de fora para dentro, e do centro para fora.

    8. Espaçamento entre módulos
    As modulações de estofados com assentos retráteis tem como característica um pequeno espaçamento entre os módulos, tal espaçamento se faz necessário para que os assentos articulem livremente sem oferecer resistência, já nos estofados com assentos fixos esta característica não é percebida.
    Em casos onde existe um espaçamento muito grande entre os módulos o problema pode ter origem na fixação dos mesmos, através dos dispositivos fornecidos, o que acontece é que na maioria dos casos os módulos não estão bem fixados ou mesmo não estão fixados.

    9. Resistência ao movimento de abrir e fechar ou articular
    A resistência ao movimento das partes móveis de um estofado está diretamente ligada ao tipo de tecido do revestimento. A variação se da pela aderência do tecido em relação a si mesmo e entre as partes. Tecidos mais rústicos e secos deixam as partes moveis mais difíceis de articular por causa do atrito, isso não pode ser caracterizado como defeito. Outra causa do mau funcionamento de um assento retrátil pode ter origem na desmontagem do produto durante o transporte e a remontagem dentro do ambiente de uso, os produtos fabricados pela MO Design são ajustados individualmente com ferramentas profissionais, cada vez que o produto é desmontado fora do ambiente industrial poderá haver não conformidades, sendo estas de responsabilidade do técnico que prestou o serviço. Outra causa de mau funcionamento dos assentos retráteis pode ter origem no piso onde o produto está sendo usados, obstáculos como tapetes, tábuas de assoalho ou pedras cerâmicas de revestimento do piso podem prejudicar o funcionamento do produto. Sempre que um estofado for utilizado em conjunto com um tapete o mesmo deve estar totalmente em cima do tapete ou totalmente fora do tapete, onde os pés estejam apoiados sempre no mesmo plano.

    10. Tensão de costura e esgarçamento
    Os tecidos mais leves tendem a ter as costuras mais franzidas pela tensão da linha, os tecidos com fios mais afastados tendem a se abrir nos pontos gerados pela costura. Cada tecido se comporta de forma diferente, porém só se caracteriza um defeito de fabricação quando: no franzido do tecido formam-se pregas ou no esgarçamento da costura os fios se rompem.

    11. Repetição do desenho ou desenho desalinhado
    A repetição dos desenhos do tecido no estofado ou na cadeira depende muito do tamanho e da forma do desenho: tecidos florais, por exemplo, tendem a se repetir em todas as direções sem seguir uma sequência logica, já desenhos como medalhões e listras estarão sempre centralizados nas partes principais do produto como o assento e encosto. No caso de cadeiras, dependendo do distanciamento entre listras (desenhos listrados) não necessariamente estarão centralizados na mesma posição em todas as cadeiras.

    12. Sons e ruídos
    Alguns sons são característicos do funcionamento do estofado, os cliques e ruídos de encaixe são oriundos dos sistemas de articulação do encosto e de travamento do assento. Também podem ser produzidos pelo trabalho das molas e percintas elásticas (que formam a sustentação do produto). A principal causa de ringido do conjunto estrutural é a variação brusca da umidade relativa do ar, que ao entrar em equilíbrio com a madeira provoca a variação dimensional das peças do esqueleto, com tendência a desaparecer. Caso isso não aconteça e o produto estiver dentro do prazo de garantia, deve ser avaliado por um técnico do revendedor e se necessário retornar a fábrica para conserto.

    13. Estruturação de assentos
    Percebe-se uma diferença entre sentar ao centro ou nas laterais de cada assento. Isso se deve a necessária estruturação em madeira de cada uma das partes de seu sofá. Não podendo ser considerado um defeito.

 

  1. Desalinhamento nas almofadas soltas
    O desalinhamento das partes soltas do produto está diretamente ligado ao uso, por serem partes soltas devem regularmente ser reorganizadas manualmente.

    15. Desequilíbrio e afrouxamento dos pés das cadeiras
    O apoio da cadeira deve ser sempre em quatro pés, quando uma cadeira está apoiada, por exemplo, com três pés sobre um tapete e um pé fora, esta posição poderá empenar a estrutura ou mesmo causar afrouxamento. Sentar equilibrando-se nos pés traseiros, além de danificar o produto (sem direito a garantia), pode causar um grave acidente. Arrastar a cadeira para frente ou para trás, estando ainda sentado, provoca o afrouxamento dos pés e consequentemente caracteriza seu mau uso.

    16. Dilatação das emendas entre as peças de madeira (mesas e cadeiras)
    Como vimos no item SONS E RUIDOS, quando a umidade da madeira entra em equilíbrio com a relativa do ar, podendo assim variar de dimensão, a variação dimensional pode fazer com que as emendas das peças de madeiras se abram, para atenuar este efeito natural todas as emendas aparentes seja em mesas e cadeiras são construídas com o acabamento negativo que é o rebaixe da emenda formando um vinco. Desta forma qualquer dilatação da emenda não será percebida no uso cotidiano, esta característica não pode ser considerada defeito.

    17. Encaixe de vidros
    Para o perfeito encaixe dos vidros nas mesas e aparadores deve-se seguir rigorosamente os passos dos manuais de montagem que seguem sempre junto ao produto. O encaixe ideal entre vidro e madeira é inferior a 2mm.

  2. Ataque de pragas à madeira
    Os móveis produzidos pela MO Design utilizam a madeira da espécie Eucalipto (Eucalyptus), de excelente densidade para a fabricação de móveis e também por sua resistência natural ao ataque de cupins, dispensando tratamentos químicos contra esta praga.